Como proteger sua casa dos insetos

Altas temperaturas e chuvas, são as condições ideais para a proliferação de insetos e aracnídeos.

Além do conhecido risco do temido mosquito da dengue, ainda existe o desconforto causado pelos pernilongos, assim como a possibilidade de encontrar baratas, moscas ou mesmo escorpiões dentro de casa.

Baratas
Quem quer evitar a presença delas deve manter a limpeza da casa. As baratas se alimentam de poeira acumulada e detritos no geral, por isso é importante manter a casa sempre limpa, retirando o lixo regularmente e vedando qualquer buraco ou fresta que possam ser utilizados como abrigo.
As baratas também transmitem doenças como a hepatite A e outras relacionadas aos micro-organismos que elas trazem dos esgotos.

Moscas e mosquitos
As incômodas picadas de mosquitos e pernilongos podem acarretar em doenças graves, como a dengue, malária, febre amarela, filariose e leishmaniose, por exemplo. Além disso, as moscas também podem ser o veículo transmissor de doenças graves como a tuberculose, erisipela, febre tifoide, conjuntivite, diarreias, entre outras.

  • Manter a casa limpa
  • Nunca deixar água parada (atenção especial para caixas d´água descobertas)
  • Bloquear a entrada de portas e janelas com telas
  • Deixar o ambiente arejado

Escorpiões
Ele pode causar problemas graves durante o verão, já que a umidade causada pelas chuvas força os escorpiões a deixarem suas tocas em busca de lugar seco, e isso pode levá-los a entrar em sua casa. Os incidentes com escorpiões podem ser fatais por causa do seu veneno que contêm neurotoxinas que agem no sistema nervoso.

Os escorpiões se abrigam em entulhos, portanto é importante evitar o acúmulo de materiais, principalmente nos quintais. Também é preciso eliminar as baratas, para deter os escorpiões, já que elas são seu principal alimento. Por isso, fazer a limpeza das caixas de esgoto e tampar os ralos também auxilia na prevenção do aparecimento de escorpiões em casa.

 

 

Leave a Comment